No Brasil, as doenças bucais são consideradas um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, a cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes em todo o mundo, sendo ainda a Doença Crônica Não Transmissível (DNCT) mais comum a nível global.
Outro dado, de 2015, vindo do estudo Global Burden of Diseases, citado no Caderno Temático do Programa Saúde na Escola, revelou que cerca de 3,5 bilhões de pessoas são afetadas por agravos de saúde bucal no mundo, sendo que a cárie em dentição permanente foi a condição mais comum encontrada, afetando cerca de 2,3 bilhões de pessoas ao redor do planeta.
Sabemos que as doenças bucais estão diretamente ligadas com a alimentação e o acesso à saúde de qualidade. No Brasil, existem diversos projetos para alcançar a população mais carente e, consequentemente, a mais necessitada de cuidados. No entanto, o panorama ainda não é dos melhores. Prova disso é que os dados são desanimadores.
Por isso, soluções mais acessíveis, naturais, que possam ser utilizadas não só no combate, mas na prevenção das doenças bucais, entre elas e, principalmente, a cárie, são necessárias a caráter de urgência.
Doenças bucais não tratadas não são apenas uma ameaça para a perda dos dentes, mas as consequências podem ser ainda mais severas, como doenças cardíacas. Pessoas que sofrem com periodontite, por exemplo, que se trata de uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que envolvem e sustentam os dentes, possuem chances bem maiores de sofrer com uma embolia pulmonar ou um infarto. Por isso, doenças bucais não podem ser negligenciadas e são consideradas assunto de saúde pública, como citamos lá no início.
Diante desse contexto, o extrato de própolis surge nesse cenário como uma solução acessível para o enfrentamento desse problema, agindo na prevenção, tratamento e cuidados com a saúde bucal. A seguir vamos falar mais sobre ele. Confira!
O que é o extrato de própolis?
Essa foi, talvez, a primeira pergunta que você tenha feito ao ler o título deste artigo. A própolis é um produto natural. Trata-se de uma resina produzida pelas abelhas para vedar, proteger, os espaços da sua colmeia contra invasores ou ações da natureza, como a chuva e o vento. Essa resina, como mencionamos acima, é feita da seiva das árvores e possui uma série de propriedades que são extremamente benéficas à saúde, aqui, em específico, para a saúde bucal.
O extrato de própolis, no entanto, é feito a partir de combinações de diferentes substâncias. Essa mistura, geralmente, resulta da combinação dos diferentes tipos de própolis, bálsamo vegetal, cera, óleos essenciais e aromáticos, pólen e resíduos orgânicos.
Entretanto, existe uma diversidade de composição, de acordo com o propósito da sua função. Para começarmos entender melhor sobre isso, vamos falar sobre os tipos de própolis e suas diferenças no tópico a seguir.
Tipos de própolis e suas diferenças
É importante ressaltar que o própolis é antibacteriano, antifúngico, antiviral, antioxidante e um importante reforço para o sistema imunológico. Existem diferentes tipos, no Brasil, por exemplo, cada região produz um tipo diferente, sendo os mais comuns o verde e o vermelho.
Mas, é importante salientar, que existem ainda muitos outros, mas que são menos comuns. Precisamos considerar que a diversidade muda de acordo com cada localidade e flona disponível para as abelhas. Vamos classificar aqui os principais tipos, veja só:
Própolis Verde: esse tipo é produzido pelas abelhas Apis mellifera, que é um tipo de abelha que tem origem europeia, chamada também de abelha-alemã ou abelha da Europa. A resina usada para confeccionar esse tipo de própolis vem da seiva do alecrim do campo.
Própolis Vermelha: a própolis vermelha, também produzida pelas abelhas Apis mellifera, é encontrada no Nordeste, especificamente em estados como Paraíba (PB), Alagoas (AL), Bahia (BA), Sergipe (SE) e Pernambuco (PE). Ela se diferencia em cada região por causa da flora específica de cada lugar. No Brasil, esta própolis é oriunda da resina da planta rabo de bugio adicionada a enzimas salivares das abelhas. Esse tipo, em específico, possui atividade antimicrobiana e potencial antitumoral já comprovados em estudos com células.
Extrato de própolis: conheça os principais benefícios
Já falamos sobre alguns dos benefícios no tópico anterior, mas vamos adentrar neste tópico de forma mais profunda. Entre seus benefícios e atuação, o própolis é muito utilizado para melhorar a saúde e prevenir doenças como inflamação, doenças do coração, diabetes, câncer, além das doenças bucais, como mau hálito, conhecida como halitose, eczema, infecções na garganta, úlceras, infecções urinárias, rinite.
Sendo um remédio popular, e por possuir muitos benefícios, torna-se comum a utilização do própolis para diversos tipos de medicamentos e finalidades. Pode-se encontrar no mercado o extrato de própolis, tema do nosso artigo, utilizado principalmente para o combate e tratamento de doenças bucais, como já mencionamos. Mas também é possível encontrar em outros formatos, como cápsulas, que são, geralmente, consumidas para fortalecer o sistema imunológico, além de tratar doenças, infecções e inflamações, que podem ser causadas por diversos agentes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas.
O uso do extrato de própolis na Odontologia
Agora, depois de ter explicado o que é o extrato de própolis, os tipos e os benefícios para a saúde de forma geral, chegou a hora de falar da sua utilização na odontologia. Citamos no início do artigo que o extrato de própolis tem função anti-inflamatória, além de analgésica, cicatrizante, antibacteriana, fungicida e anestésica, por isso, ele é bastante utilizado em algumas áreas da saúde, como a odontologia.
A função antibacteriana do extrato de própolis é proveniente da presença de flavonóides, uma classe de compostos fenólicos encontrados no reino vegetal, além de ácidos aromáticos e ésteres em sua composição. Galangina, pinocebrina e pinostrobina são os agentes flavonóides mais utilizados pela Odontologia.
Como o extrato de própolis ajuda a tratar doenças bucais
O extrato de própolis age diretamente no combate aos agentes que causam as cáries e demais doenças bucais. O extrato de própolis ajuda na produção de saliva, o que é extremamente importante, por exemplo, para pessoas que sofrem com câncer. Além disso, ele é um importante combatente à Cândida Albicans, que chamamos de sapinho ou afta, que causa um grande desconforto ao falar e se alimentar.
A própolis também age contra os agentes que causam a cárie, um dos principais problemas de saúde bucal no mundo. Ele atua diretamente no controle do crescimento de bactérias na boca, agindo na proteína produzida por esse agente, impedindo que comprometam o dente.
Conheça nossos produtos
Agora que já falamos sobre o extrato de própolis, sua composição, tipo e, por fim, sobre sua influência na melhora significativa da saúde bucal e no combate a fungos e agentes que causam doenças, vamos apresentar os melhores extratos de própolis encontrados no mercado, afinal, diante de tantas opções torna-se comum ficar em dúvida sobre qual o melhor e mais eficiente para alcançar seu objetivo.
Dentro da nossa cartela de produtos priorizamos sempre a qualidade e a responsabilidade em oferecer o melhor. Assim, entre os nossos produtos temos o extrato da própolis vermelha, que se trata de um extrato seco mínimo de 11%, diluído em álcool neutro, extraindo o máximo de princípios ativos.
Priorizamos os padrões de qualidade, com laudos laboratoriais e rastreabilidade em cada processo. A resina utilizada na composição deste extrato, como mencionado, é a da própolis vermelha, cuja seiva é colhida por abelhas da região de Alagoas, que possui 7 isoflavonoides que não foram encontrados nas outras própolis vermelhas do nordeste.
Já o extrato da própolis verde, também encontrado no nosso catálogo de produtos é composto também por extrato seco mínimo de 11%, diluído em álcool neutro. No entanto, a seiva para a composição desse tipo de extrato de própolis é colhida pelas abelhas de Minas Gerais.
Por fim, aqui na Rubee Apis temos o blend de extrato de própolis verde e vermelha. Assim como o verde e o vermelho, esse também é composto por extrato seco mínimo de 11%, diluído em álcool neutro. Lembrando que o própolis, de forma geral, tem importante função terapêutica. Esse blend, em específico, extrai a função de cada nutriente, utilizando o seu poder no trato e prevenção de doenças bucais, como a cárie, por exemplo.
Todos os nossos produtos são produzidos a partir de rigoroso controle de qualidade. Somos uma empresa que trabalha em parceria com apicultores regionais, tendo como principal objetivo, além da valorização do trabalho local e das famílias, a preservação e o respeito com o meio ambiente.
Por isso, oferecemos um produto de alto padrão de qualidade, explorando não só propriedades medicinais desse importante produto natural, mas trabalhando em prol do equilíbrio da natureza, pois acreditamos que é possível oferecer sempre o melhor para os nossos clientes, mas mantendo o equilíbrio entre valorização do trabalho de profissionais locais e a perfeita harmonia com a natureza.
Entre em contato
Para saber mais e adquirir nossos produtos você pode falar conosco e tirar suas dúvidas através do nosso site ou do nosso telefone. Acreditamos que é possível promover saúde e bem-estar a partir de recursos naturais e de forma que a natureza seja inteiramente respeitada.
Conheça nossos produtos e comece agora a cuidar da sua saúde!