Se você já navegou um pouco pelo nosso blog sabe que estamos sempre trazendo informações valiosas sobre a própolis. Dessa vez vamos falar sobre o seu uso para a cicatrização de ferimentos. Mas, antes, é importante falarmos sobre o que é exatamente a própolis.
A própolis é uma resina natural, criada por abelhas, a partir da seiva das plantas. Essa resina é utilizada para vedar e proteger as colmeias de invasores e de ações externas, como a chuva e o vento. Por consequência da diversidade da flora do nosso país, é possível encontrar diversos tipos de própolis, as mais comuns são a vermelha, verde e a marrom.
Entre os principais benefícios da própolis para a saúde estão as funções antibacteriana, antifúngica, antiviral e antioxidante, por isso, é tema de estudos e pesquisas por todo mundo. Inclusive, um grupo de pesquisadores da Universidade Tiradentes (Unit) desenvolveu, em 2015, um estudo onde foram criadas membranas cicatrizantes incorporando o extrato da própolis vermelha, pois essa possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana, facilitando o processo de reparo do tecido lesado.
A pesquisa foi desenvolvida com recursos do Pronem, Programa de Apoio a Núcleos Emergentes, que usou como fonte de estudo a base de colágeno, proteína de rápida absorção que pode ser encontrada naturalmente no organismo.
O colágeno foi usado como princípio ativo a própolis vermelha, cujo objetivo era desenvolver curativos para cicatrização de queimaduras e escaras. Especificamente neste estudo foi utilizado o colágeno bovino, que foi modificado quimicamente a partir do uso de diversos açúcares e extrato de jenipapo, mantendo, dessa forma, a característica de biocompatibilidade.
Um outro estudo avaliou o uso da própolis em dez pacientes de um Ambulatório de Cirurgia Vascular, que eram portadores de lesões de pele dos tipos úlcera isquêmica, úlcera de estase, úlcera venosa, lesão iatrogênica e úlcera após infecção de ferimento corto-contuso.
O resultado da avaliação foi o seguinte: na primeira semana de uso da solução aquosa de própolis com extrato a 30% houve a remoção de toda crosta aderida da ferida. Já após a primeira semana de uso, observou-se, significativamente, melhora do odor da lesão e da sensibilidade dolorosa do paciente, assim como a diminuição da proliferação de bactérias, essa última, em no máximo, 60 dias, de acordo com culturas das secreções realizadas quinzenalmente.
Por isso, segundo esses estudos, chegou-se à conclusão que a cicatrização da ferida estava intimamente relacionada com a concentração de própolis na solução.
Quais os principais benefícios da própolis para a saúde?
No início do artigo citamos os principais benefícios da própolis para a saúde, mas a seguir vamos trazê-los de forma mais detalhada. Confira!
1. Fortalece a imunidade
Esse, talvez, seja o principal benefício da própolis, afinal, um organismo protegido e com a imunidade fortalecida é sinal de força para enfrentar a ação de diversos agentes externos causadores de doenças e infecções. O extrato de própolis tem uma ação importante na ativação das células de defesa, que estão na linha de frente quando o assunto é proteger nosso organismo da ação desses invasores.
2. Protege contra cáries e doenças periodontais
Ajuda na manutenção da saúde bucal, por combater as bactérias causadoras da cárie e de doenças periodontais, além de ser um reforço para a proteção do esmalte.
3. Amigdalite e faringite
Ajuda no combate às bactérias que causam a amigdalite e reduz os sintomas da faringite.
4. Combate na proliferação de bactérias que causam a acne
Isso mesmo! Para quem sonha em encontrar um método natural que ajuda na redução da acne, a própolis é uma excelente solução, isso porque os flavonoides e outros ácidos presentes no extrato de própolis atuam diretamente na parede celular das bactérias, contribuindo para sua destruição.
5. Melhora a qualidade do sono
Por fim, um dos benefícios pouco conhecidos da própolis é que ela também ajuda na qualidade do sono. Pessoas que sofrem com insônia crônica ou aguda têm procurado na própolis a solução para melhorar o problema.
O extrato de própolis, quando tomando a noite, ativa um hormônio que chamamos de melatonina, que trata-se de um neuro hormônio, ou seja, uma substância química produzida pelo corpo que tem um efeito fisiológico específico, nesse caso, sinalizar o nosso corpo que já está na hora de dormir. Esse hormônio, em específico, costuma ser encontrado em pequenas quantidades em pessoas que sofrem com insônia.
Própolis para fechar ferida: funciona?
Bom, com certeza essa foi uma pergunta unânime nesse artigo e como trouxemos nos estudos citados acima, sim, a própolis tem importante função no processo de cicatrização de feridas.
Provado cientificamente, não é de hoje que a própolis vem sendo estudada por médicos, profissionais de saúde e cientistas de todo mundo, isso porque ela se comprovou um importante fitoterápico, com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e, consequentemente, cicatrizantes.
Outro estudo, de autoria de Joaquim Carlos Saldeira, da Universidade do Paraná, observou que os extratos de própolis vermelha ou marrom em concentrações superiores a 25% e o extrato verde a 10% inibiram o desenvolvimento de bactérias Gram positivas e não tiveram atuação eficazes sobre bactérias Gram negativas.
O estudo também observou que própolis marrom, vermelha ou verde tem efeito cicatrizante, sendo que as própolis vermelha e verde são mais efetivas no processo de reparação tecidual, principalmente quando utilizadas na concentração de 5%, reduzindo a inflamação.
Ele ainda traz dados sobre o efeito antimicrobiano: própolis marrom, vermelha ou verde possuem ação contra bactérias Gram positivas, todavia a própolis verde é mais efetiva pois atua mesmo em baixas concentrações. As própolis marrom, vermelha ou verde não possuem efeito antimicrobiano contra bactérias Gram negativas.
Ou seja, o estudo revela que todas são potencialmente essenciais para a cicatrização de feridas, cada uma com objetivos específicos e ações estratégicas.
Como usar?
Essa é uma pergunta recorrente por aqui. É importante lembrar que no rótulo do extrato da própolis constam as indicações de uso. Outro fator importante é que o uso não deve ser leviano. Apesar dos inúmeros benefícios, é importante usar de acordo com as recomendações para o seu bem-estar e eficácia.
É mais comum encontrar a própolis em extrato ou cápsulas, porque a resina, em especial, precisa ser retirada da colmeia por apicultores preparados, que respeitem as abelhas e não coloque em risco a vida de ninguém. Nunca tente extrair a própolis diretamente da colmeia se você não tem nenhuma experiência. Um ataque de abelhas pode ser fatal!
Para uso diário, você pode diluir 30 gotas do extrato de própolis em água, mel ou suco da sua preferência. Lembrando que 1 ml equivale a 30 gotas de extrato de própolis. Para a cicatrização de feridas, em específico, pode-se aplicar a própolis na pele a cada 3 dias para ajudar a tratar pequenas queimaduras e prevenir infecções.
Sobre as contraindicações, por conter 5% de pólen, pessoas alérgicas a abelhas não devem usar e gestantes devem buscar orientação médica para o consumo. Essas são as únicas restrições e recomendações para o uso da própolis.
A própolis e seu efeito cicatrizante
Não há dúvidas de que o efeito cicatrizante da própolis é real e comprovado cientificamente. No entanto, vale lembrar que é muito importante consultar um médico e seguir com outros cuidados além do consumo da própolis, como o cuidado com a alimentação e a higiene da ferida.
Para quem sofre com diabetes e com o famoso pé diabético, foi comprovada a eficácia da própolis no tratamento desse tipo de ferida, auxiliando no crescimento de células novas.
Conte com os produtos da Rubee Apis
Agora que já citamos todos os benefícios, especificamente como a própolis age no fechamento e cicatrização de feridas, vamos falar onde encontrar o melhor extrato do mercado. Acreditamos que não é só consumir o extrato, é importante saber a procedência e, mais ainda, se a empresa responsável pela fabricação respeita o meio ambiente e trabalha de forma sustentável, garantindo, dessa forma, além de saúde, o futuro das abelhas e da próxima geração.
A Rubee Apis é uma empresa que valoriza o respeito ao meio ambiente e aos produtores locais. Por isso, trabalha com ética e profissionalismo em cada etapa do processo de fabricação do extrato de própolis.
Com consciência ambiental, o trabalho desenvolvido na Rubee Apis é feito por apicultores locais, estimulando assim a economia local e garantindo o sustento de muitas famílias. Além disso, priorizamos os padrões de qualidade, com laudos laboratoriais e rastreabilidade em cada processo.
No nosso catálogo de produtos você pode encontrar o extrato da própolis vermelha, o extrato da própolis verde e um blend de extrato de própolis verde e vermelha. Todos eles são extratos seco mínimo de 11%, diluído em álcool neutro, extraindo o máximo de princípios ativos.
Na aba “contato” você pode solicitar o orçamento dos nossos produtos e tirar todas as dúvidas sobre o nosso processo de fabricação, que prioriza a responsabilidade e a ética em cada detalhe.
Sua saúde é nossa prioridade!